Cinema de rua: histórias além do roteiro

Para esta semana, mais um post superespecial da nossa expert em rolês urbanos, Vanessa Bocchi. Desta vez, ela nos apresenta um panorama dos cinemas de rua em São Paulo, nos dando ótimos motivos para visitar esses espaços que tanto dizem sobre nossa cidade e cultura, mas que comumente não frequentamos. A Mostra de Cinema de São Paulo começa hoje, espalhada por diversos cinemas de rua de São Paulo, então fica a dica 🙂

***

Noitão do Belas Artes. Quem nunca?
Crédito da imagem: Letícia Godoy

Semana passada, andava pela Rua Fradique Coutinho, em Pinheiros, onde moro há pouco mais de dois anos. Passei em frente ao Cinesala, cinema de rua tradicionalíssimo paulistano (se encontra no mesmo local desde 1962, com diferentes nomes ao longo dos anos). Sem compromissos agendados para a tarde, cogitei conferir a próxima sessão disponível, quando me dei conta que, naqueles últimos dois anos, havia ido ao Cinesala duas únicas vezes. Número baixíssimo para uma pessoa que se considera cinéfila e mora a um quarteirão do cinema, certo?

Depois de alguns bons minutos assimilando esse fato, comecei a tentar listar os motivos para que essa frequência fosse tão baixa. Seria por achar muito caro? Ou o comodismo de ter o combo sofá + TV me aguardando em casa do outro lado da Teodoro Sampaio era tentador demais para resistir?

Assumi para mim mesma que ambos os motivos eram verdadeiros (e não me orgulho de como o segundo me faz parecer preguiçosa, juro).

Com isso em mente, dediquei um tempo a pesquisar e escrever sobre cinemas de rua, mas não queria elaborar um ranking dos melhores e mais bonitos de São Paulo, como vejo constantemente pela internet. Queria engatar uma discussão sobre a importância de frequentá-los e percebendo ao mesmo tempo o papel deles na cidade, tanto na questão cultural quanto urbana.

Os cinemas de rua eram muito comuns na década de 60 e 70, mas ao longo dos anos que trouxeram exponenciais avanços tecnológicos, as redes de exibição preferiram investir em complexos com um grande número de salas dentro de shopping centers, aliando o cinema à sua área de lazer. Hoje são poucos os cinemas propriamente de rua espalhados pela cidade.

Abaixo, procurei listar os principais motivos para incluirmos esses incríveis espaços culturais e de entretenimento no nosso próximo roteiro de lazer.

 

Seleção dos Filmes

Chaplin aprova este cinema.
Crédito da imagem: Divulgação

O primeiro pensamento que vem à mente quando falamos de cinema de rua é a escolha da programação. Expressões como “filmes cult” ou “filmes cabeça” sempre aparecem no assunto e, se às vezes esses podem não ser os termos mais apropriados, não podemos negar que a maior parte do circuito de exibição dessas salas escolhem filmes que vão na contramão dos blockbusters, preferindo exibir filmes independentes, de pequenas distribuidoras, ou até mesmo realizando pequenas mostras de filmes clássicos e participando de festivais cinematográficos.

 

Ambientação

Um elemento diferencial desses empreendimentos são os espaços onde estão construídos, seu design arquitetônico e decoração. Não há comparação entre qualquer sala de um grande complexo de shopping com o Cine Marabá, por exemplo. Inaugurado em 1944 e tombado como patrimônio histórico, seu grande salão de entrada, lustres e fachadas passaram por uma restauração em 2009 e hoje o cinema abriga cinco salas de exibição.

Também vale conferir o Cinearte no Conjunto Nacional e sua aparência que remete a um grande teatro, além de outras salas cuja decoração é uma atração à parte. É o caso da Cinesala, com pôsteres de filmes clássicos espalhados pelas paredes (desde Monty Python até Trainspotting) e mobiliário de Ruy Ohtake e Zanine Caldas.

Ache o Wes Anderson na parede.
Crédito da imagem: Divulgação

 

História e Urbanismo

Se traçarmos uma rota pela cidade abrangendo a localização desses cinemas, temos mais do que um circuito de passeio, temos também um trajeto que conta a história da cidade. A localização do próprio Cine Marabá, na Av. Ipiranga, já diz muito sobre o cenário cinematográfico da época. Pertencente ao empresário paulista Paulo Sá Pinto, ele foi construído em frente ao antigo Cine Ipiranga, que pertencia ao espanhol Francisco Serrador, dono na época de um grande número de complexos na cidade. A escolha do local foi uma clara mensagem de oposição à hegemonia de Serrador nos cinemas paulistanos.

73 anos e contando.
Crédito da imagem: Divulgação

A Cinemateca Brasileira já teve suas projeções e eventos organizados no antigo Cine Fiametta (hoje o Cinesala!) até que, em 1992, a prefeitura cedeu o complexo tombado do Matadouro Municipal para abrigar sua vasta coleção de filmes. Ao longo dos anos, o espaço passou por diversas reformas e hoje nele também se encontra a Biblioteca Paulo Emilio Salles Gomes, que conta em seu acervo com quase 5.000 livros, revistas brasileiras e estrangeiras, estudos acadêmicos e diversos cartazes de filmes para fazerem a alegria de qualquer cinéfilo.

 

Matadouro? Que matadouro?
Crédito da imagem: Dario de Freitas

Infelizmente, quando falamos hoje do impacto desses cinemas nas metrópoles, o assunto é sempre acompanhado por um tom pessimista e nostálgico, já que a desativação da grande parte deles ao longos dos anos em todo o Brasil deixa um buraco na memória urbana e arquitetônica das cidades, alterando paisagens e a identificação dos polos culturais nos bairros.

Porém, para olhares mais otimistas, como o de Márcia Bessa e Wilson Oliveira Filho no excelente artigo “Nas ruas dos cinemas, cinemas nas ruas, cinemas de rua: a cidade como uma questão cinematográfica”, isso também significa que os espaços que ainda permanecem são um lembrete diário de sobrevivência e de revitalização de nossas áreas urbanas.

 

Manutenção

Falar sobre a importância histórica e de como a ambientação de um cinema de rua é muito mais agradável do que um shopping center é mais do que válido. Agora, quando olhamos para dentro da indústria das salas de exibições e entendemos como os pequenos espaços passam por ainda mais obstáculos para se manterem ativos, os motivos para os apoiar ficam ainda mais escancarados e deveriam influenciar na hora de escolher onde assistir ao próximo filme.

Por seu número reduzido de salas e seleção dos filmes exibidos (já discutido anteriormente), o lucro dificilmente é proveniente do faturamento da bilheteria. No modelo de negócio atual, as distribuidoras ficam com a maior parte do dinheiro arrecadado pelos filmes. Segundo o Sebrae, a lucratividade está baseada nos serviços complementares, como alimentos e bebidas, venda de espaço de mídia, aluguel da sala para eventos, etc. Tudo isso tem que acomodar os gastos elevados desse tipo de entretenimento, considerando equipamentos, estrutura e manutenção das salas.

Tudo isso complica ainda mais quando pensamos na concorrência. No mercado de exibidoras, os complexos com mais de 5 salas representam hoje quase 70% do faturamento desse mercado (Ancine, 2015).

 

Para os créditos finais…

Cada tópico abordado poderia se estender muito mais (há ótimos livros sobre o assunto, a história dos cinemas de rua cariocas, por exemplo, é riquíssima e recomendo muito o estudo), mas a mensagem que deixo é que há motivos para incluir esses cinemas no seu próximo passeio, que se torna ainda mais rico quando valorizamos a história e o cuidado que foi investido ali.  

Infelizmente, a oferta atual dos cinemas de rua não atende aos bairros mais periféricos (e isso já renderia um outro post). Por outro lado, a maioria desses cinemas possui fácil acesso através de transporte público. Tentem marcar já na agenda uma visita a um deles o mais rápido possível e passem pela experiência de irem ao cinema para curtir e absorver muito além do filme.

Referências

Márcia Bessa e Wilson Oliveira Filho, « Nas ruas dos cinemas, cinemas nas ruas, cinemas de rua: a cidade como uma questão cinematográfica », Ponto Urbe [Online], 15 | 2014, posto online no dia 30 Dezembro 2014, consultado 13 Agosto 2017. URL : http://pontourbe.revues.org/2536 ; DOI : 10.4000/pontourbe.2536

Paulo Roberto Elias, « Cinemas de rua » consultado 13 Agosto 2017. URL : http://webinsider.com.br/2013/01/03/cinemas-de-rua/

Arte das fotos: Ivan M. Franco

***

[one_fourth]

nessa

[/one_fourth]

Vanessa Bocchi é formada em Rádio e Televisão pela Faculdade Cásper Líbero, onde desenvolveu e praticou sua paixão pelo Cinema através da escrita de roteiros e produção de curtas-metragens. Hoje atua como publicitária, adora um bom café coado na Hario e divide seu tempo de lazer entre o eixo Pinheiros (SP) – Ipanema (RJ).

306 respostas para “Cinema de rua: histórias além do roteiro”

  1. I would like to thnkx for the efforts you have put in writing this site.

    I’m hoping the same high-grade web site post from you in the upcoming as well.
    In fact your creative writing skills has inspired me to get my own blog now.
    Actually the blogging is spreading its wings fast.
    Your write up is a great example of it.

    my web site – Xtreme Shred Keto BHB

  2. I was curious if you ever thought of changing the structure
    of your blog? Its very well written; I love what youve got to say.
    But maybe you could a little more in the way of content so people could connect with
    it better. Youve got an awful lot of text for only having 1 or 2 pictures.
    Maybe you could space it out better?

    my web blog – IceHouse Portable AC Review

  3. I will immediately clutch your rss as I can’t find your email subscription hyperlink or e-newsletter service.

    Do you’ve any? Please permit me know so that I may just
    subscribe. Thanks.

    my homepage 파워볼 – Meagan

  4. Verdienen Sie Geld online Grizzly-Website Ich bin sehr leidenschaftlich über die Probleme innerhalb der
    MMO-Nische geworden. Wie ich bereits sagte, wollte ich mehrere Jahre ins Internet-Marketing einsteigen, konnte aber
    nicht den ganzen Mist im Internet durchforsten, um herauszufinden, wie
    ich online wirklich Geld verdienen online verdienen kann.
    Wenn ich so zurückblicke, macht mich das sehr wütend. All die BS der
    A-Lister haben mich nicht nur um Jahre mit meinem Plan, online Geld zu verdienen, zurückgeworfen, sondern sie haben mich auch fast dazu gebracht, vollständig
    aufzugeben und den Gefahren des traditionellen 9-5-Bürojobs zu erliegen.

  5. It’s awesome to pay a visit this site and reading the views of all friends concerning this paragraph, while I
    am also zealous of getting familiarity.

    My web-site: sv388.com

  6. Right now it seems like Drupal is the best blogging platform available right now.
    (from what I’ve read) Is that what you’re using on your
    blog?

    My webpage: 420 shop

  7. Hey there! I know this is sort of off-topic however I had to ask.

    Does running a well-established website such as yours
    take a lot of work? I am brand new to blogging however I do write in my
    journal every day. I’d like to start a blog so I will be able to share my experience and views
    online. Please let me know if you have any kind of ideas or tips for brand new aspiring
    bloggers. Appreciate it!

    Check out my web site http://www.mbrdev.com/viewtopic.php?id=608392

  8. Does your website have a contact page? I’m having
    trouble locating it but, I’d like to shoot you an e-mail.
    I’ve got some recommendations for your blog you might be interested in hearing.
    Either way, great site and I look forward to seeing it improve
    over time.

    Here is my homepage – joker123.net

  9. I had been honored to receive a call coming from a friend when he found out the important ideas shared on the site.

    Going through your blog post is a real wonderful experience.
    Thank you for considering readers like me, and I want for you the best
    of success like a professional in this domain.

    Here is my blog :: Ophelia

  10. I liked up to you’ll receive carried out proper here.

    The cartoon is attractive, your authored material
    stylish. nonetheless, you command get bought an edginess over that you wish
    be turning in the following. ill indisputably come further earlier again as exactly the same just about a lot continuously inside case you shield this increase.

    Here is my blog Frederick

  11. Hello there! This post couldn’t be written any better!
    Looking at this post reminds me of my previous roommate! He constantly kept preaching about this.
    I will forward this post to him. Fairly certain he will
    have a good read. I appreciate you for sharing!

    my homepage: benjamindinh.fr

  12. I blog frequently and I truly thank you for your content.

    Your article has really peaked my interest. I will take a note of your site and keep checking
    for new details about once per week. I opted in for your RSS feed too.

    Also visit my blog post … Far East XL Pills

  13. Howdy, I do think your blog could be having internet browser compatibility problems.
    When I look at your site in Safari, it looks fine but
    when opening in I.E., it has some overlapping issues. I simply
    wanted to provide you with a quick heads up! Aside from that,
    wonderful blog!

    Here is my blog post token multisender

  14. Hi there! This blog post couldn?t be written much better!

    Looking through this article reminds me of my previous roommate!
    He constantly kept preaching about this. I will send this post to him.
    Fairly certain he’ll have a very good read. Thanks for sharing!

    Also visit my site – enhance diamond

  15. My partner and I stumbled over here different page and thought
    I might check things out. I like what I see so i am just following you.
    Look forward to finding out about your web page yet again.

    My webpage … Keto Lean X

  16. Have you ever considered writing an ebook or guest authoring on other websites?
    I have a blog based upon on the same information you discuss and
    would really like to have you share some stories/information. I know my visitors
    would enjoy your work. If you are even remotely interested, feel
    free to shoot me an e mail.

    Feel free to visit my homepage :: retrogamingrhino.com

  17. It is perfect time to make a few plans for the future
    and it is time to be happy. I have read this
    post and if I could I wish to counsel you few interesting issues or suggestions.
    Perhaps you could write subsequent articles relating to this article.
    I desire to learn more things about it!

    Feel free to surf to my webpage … http://www.comptine.biz

  18. Thanks for another excellent post. Where else
    may just anyone get that type of info in such a perfect approach of writing?
    I’ve a presentation subsequent week, and I’m on the look for
    such info.

    my blog post – Reneaux Serum

  19. I’m more than happy to uncover this website.
    I need to to thank you for ones time for this fantastic read!!
    I definitely loved every part of it and I have you bookmarked to check out new things on your web site.

    Also visit my page :: weed indoorshave

  20. My husband and i felt quite comfortable that
    Peter could conclude his studies from the precious recommendations he made out of the
    blog. It is now and again perplexing to simply happen to be
    giving out points which often most people may have been making money from.
    So we figure out we need the website owner to give thanks
    to for this. The specific illustrations you’ve made, the simple website menu, the friendships you aid to instill – it is all fabulous, and it’s really assisting our son in addition to the family understand that article is excellent, and that is rather
    mandatory. Thanks for the whole lot!

    My site; Orlando

  21. Good ? I should definitely pronounce, impressed with your website.

    I had no trouble navigating through all the tabs as well as related
    information ended up being truly simple to do to access.
    I recently found what I hoped for before you know it at all.
    Reasonably unusual. Is likely to appreciate it for those
    who add forums or anything, website theme . a tones way
    for your client to communicate. Nice task.

    Here is my page Reneaux Serum Reviews

  22. I don’t know if it’s just me or if perhaps everyone else experiencing problems with your site.
    It seems like some of the text on your content are running off the screen. Can someone else please provide feedback and let
    me know if this is happening to them as well? This might
    be a issue with my browser because I’ve had this happen before.

    Thank you

    My web-site; portable sawmills

  23. Hello There. I discovered your weblog the usage of msn. This is a very well written article.
    I’ll be sure to bookmark it and return to learn more of your helpful info.

    Thanks for the post. I’ll certainly return.

    my web blog air condition

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.