Mistureba

Querid@s,

Nos últimos três dias, estive totalmente fora do radar, dedicada intelgralmente à participação no VI Congresso Internacional da ABRATES. Este ano, ele foi realizado na nossa fantástica selva de pedras paulistana – uma excelente escolha, sem dúvida!

Neste post, quero compartilhar com vocês alguns highlights do congresso como participante, na esperança de dar maiz voz ao que achei muito legal e também dar uma noção a quem não pôde comparecer.

***

Em primeiro lugar, foi uma oportunidade incrível para mim de conhecer pessoalmente o coordenador pedagógico da ACME, o João Artur. Para quem não lembra, eu abril a ACME e a LBM ofereceram em parceria um webinário sobre tradução para cinema. O webinário, realizado num cabisbaixo domingo à noite, teve uma aceitação muito bacana entre os participantes, sendo a maior prova disto este log do finalzinho do evento, com destaque especial para a menção pouco honrosa ao Faustão:

log webinar faustão

Um pouco off-topic, mas relevante: em breve o webinário estará disponível em VOD para quem não conseguiu assistir no dia 🙂

Ainda sobre a ACME, quero também destacar o mais que agradável mixer exclusivo que tivemos com alunos, professores e colaboradores. Foi super!

Voltando ao congresso, naturalmente estava muito atenta à programação sobre tradução audiovisual, que estava um tanto escassa. Tivemos a apresentação do João sobre o processo de legendagem e mercado de trabalho, muito informativa e esclarecedora (a legião de fãs famintos após a apresentação falou por si só rs). Logo após, tivemos a apresentação do Capitão Israel sobre o vocabulário específico usado em filmes e séries de guerra. Eu já havia tido o prazer e privilégio de participar de um workshop muito semelhante dado por ele em outro evento de tradução – quem assistiu sabe como são úteis todas aquelas dicas. O melhor ainda é poder contar posteriormente com a ajuda dele quando você não tem a menor ideia do que está escrevendo quando um Chefe do Estado Maior diz ao General de Brigada que vai enviar os paraquedistas (eu certamente não saberia escrever essa frase com consciência do seu conteúdo se não fosse pelo Capitão Israel!).

Senti muita falta de pessoas falando sobre dublagem, audiodescrição, voice-over, closed caption e cinema também. Fica o comprometimento para uma maior colaboração minha e da LBM para a ala audiovisual no congresso do ano que vem.

***

Com apenas essas duas comunicações sobre a minha especialidade, tive muitas oportunidades de sapear pela programação e quero comentar em especial duas apresentações que me agradaram muito. A primeira é a da pesquisadora de Santa Catarina Marina Piovesan. Ela nos falou sobre a sua pesquisa de mestrado, que realiza junto à delegacia do turista em Santa Catarina. Segundo ela, nessa delegacia, dedicada ao atendimento ao turista, não há suporte para que os turistas estrangeiros sejam ouvidos. Suporte = tradutor/intérprete. Sim. Estrangeiros que foram roubados, furtados, assaltados, sofreram violência ou danos de várias naturezas não encontram na delegacia um profissional que gere um boletim de ocorrência decente, confiável ou sequer legível. Como é feito? Google translator, gestos, chama o comerciante árabe da esquina ou simplesmente não é feito. Não por acaso, a maioria dos casos não é julgado e vai para a gaveta. O esforço da Marina é no sentido de criar um modelo de extração de narrativa que possa ser implantado nas delegacias e, obviamente, chamar a atenção para o fato de que um profissional de tradução/interpretação com conhecimento da linguagem jurídica é indispensável lá dentro. Dá para imaginar toda a pressão e opressão que ela está enfrentando para levar a cabo um projeto desses, então eu quero expressar aqui toda a minha admiração e encorajamento.

Numa reviravolta mais feliz, hoje assisti a uma apresentação que conquistou meu coração. A carismática Carolina Walliter falou sobre “coworking e os tradutores na vanguarda da nova era de trabalho”. Grande entusiasta desses modernos e ‘conectantes’ locais de trabalho, ela ofereceu muitas vantagens, contou sua experiência pessoal e ofereceu motivos sócio-históricos muito atraentes para que o tradutor faça sua adesão a essa nova forma de networking. Será o coworking o responsável pelo fim da alienação imposta ao homem pela vida de trabalho incessante? É, no mínimo, uma discussão muito interessante. Seu website, o Pronoia Tradutória, ainda está em construção, mas em breve trará mais informações e reflexões acerca do coworking para tradutores.

***

Uma última coisa que vale a pena ser mencionada foi a campanha da organização do congresso para expor as associações de tradutores e intérpretes. Organizações como o SINTRA, a APIC e a própria ABRATES estão em busca de novos associados para fortalecer nossa profissão. O SINTRA é uma referência para nós na LBM, pois fazemos uso diário dos valores de referência por ele estabelecido. Eles também estão numa batalha importantíssima para trazer o tradutor para a categoria do simples, para que paguemos MUITO menos impostos. O SINTRA é nosso sindicato e o único que pode de fato nos representar diante das autoridades governamentais. A ABRATES e outras associações também são boas para nos colocar em contato com a classe e clientes. A ABRATES, a maior delas no nosso âmbito nacional, também oferece benefícios a mais (o congresso sendo um deles) e está com projetos bem bacanas, como plano de saúde para os associados. Uni-vos, tradutores!

***

Depois desses três dias, é bem verdade que eu poderia dormir mais três dias. A gente não se dá conta do quanto de energia se gasta com andanças, a atenção às palestras, os batepapos. Mas vale muito a pena. Quero deixar um caloroso agradecimento em especial para João, Patrícia, Paulo, Renato e Luis pela excelente companhia (faltou o beijo pro sócio-pai e para a Xuxa). Foi uma honra e um prazer! #abrates2016

Ligia Sobral Fragano

Tradutora e revisora de legendas para cinema há mais de 15 anos. Leitora de livros e todo tipo de porcaria da internet, mas sobretudo de legendas. Viajante (em todos os sentidos). Gestora de TAV e pós-produção. Sócia-fundadora da LBM, seu projeto de vida, com o maior orgulho do mundo.

compartilhe agora

138 comentários

  1. Having read this I thought it was very informative.
    I appreciate you finding the time and effort to put this
    article together. I once again find myself spending a lot of time both reading and leaving
    comments. But so what, it was still worth it!

    Here is my web-site – Keto Burn Advantage – webboard.bbgun.pro

  2. I am really enjoying the theme/design of your weblog.
    Do you ever run into any internet browser compatibility problems?
    A handful of my blog readers have complained about my blog not operating correctly in Explorer but looks
    great in Opera. Do you have any advice to help fix this issue?

    My webpage – http://www.hotelforrest.ru

  3. I’ve read some excellent stuff here. Definitely worth bookmarking
    for revisiting. I wonder how a lot effort you place to make any such
    excellent informative web site.

    Review my website: clubriders.men

  4. Good day! This is my 1st comment here so I just wanted to
    give a quick shout out and tell you I genuinely enjoy reading
    through your articles. Can you recommend any other blogs/websites/forums that deal with the same subjects?
    Many thanks!

    Feel free to visit my website: VikingXL

  5. Hi there! I just wanted to ask if you ever have any problems
    with hackers? My last blog (wordpress) was hacked and I ended up losing months of hard work due to no data backup.
    Do you have any methods to prevent hackers?

    Also visit my webpage :: Keto Charge Review

  6. Fantastic beat ! I wish to apprentice while you amend your site,
    how could i subscribe for a blog website? The account helped me a acceptable deal.
    I had been tiny bit acquainted of this your broadcast offered bright clear concept

    Feel free to surf to my homepage :: Elite Burn Keto Reviews

  7. Hello there, You have done an excellent job.
    I’ll definitely digg it and personally suggest to
    my friends. I am confident they’ll be benefited from this website.

    My page Vital Max XL

  8. It?s difficult to find well-informed people
    in this particular subject, however, you seem like you know what you?re talking about!

    Thanks

    Feel free to surf to my web page; BitcoinX App

  9. We stumbled over here from a different page and thought I may as well check things out.
    I like what I see so now i’m following you. Look forward
    to looking at your web page again.

    Have a look at my blog: Cognifen Pills

  10. As I web-site possessor I believe the content matter here
    is rattling excellent , appreciate it for your efforts.
    You should keep it up forever! Good Luck.

    Feel free to visit my site … Viking XL

  11. It’s remarkable to pay a quick visit this web page and reading the views of all
    mates concerning this post, while I am also keen of getting knowledge.

    My web blog … MaxBrute

  12. I was suggested this blog by my cousin. I’m not sure
    whether this post is written by him as nobody else know such detailed about my problem.
    You are incredible! Thanks!

    Also visit my webpage; VikingXL Reviews

  13. Hi this is kinda of off topic but I was wanting to know
    if blogs use WYSIWYG editors or if you have to manually code with HTML.
    I’m starting a blog soon but have no coding know-how so I
    wanted to get guidance from someone with experience.
    Any help would be enormously appreciated!

    Also visit my site forum.adm-tolka.ru

  14. I am really enjoying the theme/design of your website.
    Do you ever run into any internet browser compatibility
    problems? A few of my blog audience have complained about my website not working correctly in Explorer but looks great in Firefox.

    Do you have any recommendations to help fix this issue?

    Also visit my web-site; Elite Burn Keto Pills

  15. Hello just wanted to give you a quick heads up.
    The words in your article seem to be running off the screen in Chrome.
    I’m not sure if this is a formatting issue or something to
    do with browser compatibility but I figured I’d
    post to let you know. The style and design look great though!
    Hope you get the issue resolved soon. Thanks

    my blog :: Pinnacle Science Testo Boost Ingredients

  16. I like the helpful information you provide in your articles.
    I’ll bookmark your blog and check again here regularly.
    I am quite sure I will learn a lot of new stuff right
    here! Best of luck for the next!

    my page – Drone Max V2

  17. Howdy! Do you use Twitter? I’d like to follow you if that
    would be okay. I’m definitely enjoying your blog and look forward to new updates.

    Feel free to surf to my blog post … Keto Charge

  18. Thanks for a marvelous posting! I really enjoyed reading it, you are a great
    author.I will be sure to bookmark your blog and may come
    back in the foreseeable future. I want to encourage you continue your great posts, have a nice weekend!

    my blog post; Lithederm Cream

  19. Good way of describing, and nice piece of writing to get data regarding my presentation subject, which i am going to present
    in institution of higher education.

    Feel free to surf to my web-site – Dynamic Flex

  20. Hello there, just became aware of your blog through Google, and
    found that it’s truly informative. I am going to watch out for brussels.

    I’ll be grateful if you continue this in future. Many people will be benefited from your writing.

    Cheers!

    Review my homepage; Greener Earth CBD

  21. I loved as much as you’ll receive carried out right here.

    The sketch is tasteful, your authored subject matter stylish.
    nonetheless, you command get bought an edginess over that you wish be delivering the
    following. unwell unquestionably come more formerly again since exactly the same nearly very often inside case you shield
    this increase.

    Feel free to visit my web-site :: Keto Fat Burn Review

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

leia mais

+ posts