A Casa Guilherme de Almeida e a Legendagem

Na última quarta-feira, dia 24, eu estive na Casa Guilherme de Almeida para um debate sobre legendagem. A convite do mediador da mesa, Donny Correia, lá fui eu para a minha primeira palestra acompanhada do sócio-pai e do fiel terceiro membro da LBM, Lucas Mateus. Minha companheira de mesa foi a incrível Sandra Schamas, pioneira do ramo de legendagem, da safra que se encarregou de inventar a legendagem de filmes e séries quando a TV a cabo chegou ao Brasil.

O título da mesa foi “Legendagem: problemas e soluções”, e para ele eu separei alguns exemplos recentes de soluções criativas que arranjei para alguns pepinos tradutológicos que cruzaram meu caminho este ano. Neste post, eu gostaria de fazer algumas considerações para as quais não houve tempo, já que o mesmo foi curto para tanta participação e interesse de todos os presentes 🙂

***

Durante o tempo que tive para falar sobre mim, meu trabalho e meus exemplos, procurei passar para a audiência como traduzir foi parte integrante da minha formação não só profissional, como pessoal. Quem leu o post inaugural do nosso blog sabe como tudo começou, mas falta ainda reforçar como eu aprendi o meu inglês primariamente traduzindo e como meu aprendizado da língua foi aplicado à tradução durante muito tempo, até que outras atividades me levaram a outros usos e proficiências, retornando mais uma vez à tradução de forma mais completa. Portanto, ao meu ver, a superação desses problemas de tradução, que Pedersen chamaria de crisis point na tradução, sempre estiveram presentes na minha prática. O que não significa que eu sempre tenha tido sucesso em superá-los; na verdade, foi bem o contrário! Durante o meu desenvolvimento profissional, houve alguns fatores que atrapalharam bastante e foi preciso um amadurecimento conceitual contínuo para que eu pudesse encarar meus desafios linguísticos da forma mais adequada.

Um exemplo disso foi a total falta de desconfiança que me acompanhou durante um bom tempo. Um bom tradutor desconfia de tudo que vê no seu texto de partida. Eu sei que cansa só de ler, pensar que tudo pode ser uma pegadinha, mas é bem por aí mesmo. Toda combinação de palavras pode ter uma conotação a mais, pode estar ligada a um elemento da cena, pode ser uma gíria do Alasca (alguém aí sabe o que “sourdough” significa?).  Muitas vezes paro para pensar em como o ofício ficava quase impossível para um pobre-diabo-tradutor de décadas atrás com as poucas possibilidades de pesquisa. Como a Sandra contou na palestra, há alguns anos, quem tinha um nativo a quem recorrer ficava se achando depois! Mas hoje em dia não tem desculpa, não. Entre Google, Facebook, dicionários e corpus online, difícil não achar alguma coisa. Mas tem que fuçar. E desconfiar. Sempre.

Outra coisa que atrapalhou muito também foi a gramática. Durante tanto tempo, até bem recentemente, me preocupar com a gramática a ser empregada na legenda era algo que me consumia tanto que muitos dos crisis points que apareciam recebiam importância menor. O que é melhor, go HBO e adotar o português padrão até a morte (“Fornica-me?”) ou escrever como o povo fala? Bem, no final das contas, nenhum dos dois. A legenda é um texto híbrido, diagonal, um cruzamento do escrito com o falado. Assim, deve aceitar características de ambos. Lindo! Mas como fazer escolhas? Seguir a gramática padrão a todo custo é pobre, pode ser horrivelmente irracional e distante da realidade. Porém, querer reproduzir na legenda a forma como as pessoas falam gera problemas conceituais sérios. Reproduzir a fala de quem? Passando do inglês para o português ou vice-versa, já estamos descaracterizando a fala da personagem; se adotamos um estilo de fala semelhante, ele já é diferente. E, se quando você desconstrói imperativos e concordâncias pronominais e emprega gírias você acha que está escrevendo como o povo fala, é melhor abrir a cabeça. O Brasil é um lugar imenso e cheio de falas, e você estará fazendo uma escolha bastante localizada ao selecionar certos desvios da língua padrão achando que todo mundo fala assim. Difícil, né?

Bem, eu aprendi a fazer escolhas gramaticais de forma estratégica. Na LBM, temos tentado seguir um manual gramatical inventado pelo nosso bom senso linguístico e cultural, mas não baseado na nossa própria fala. Somos de São Paulo e não costumamos falar “Olhe para mim”, e sim “Olha para mim”. Mas sabemos que em outras regiões as pessoas usam o imperativo normativo e assim, a solução é ir com a regra, pois todos entendem e aceitam. Nesse caso, a gramática normativa desempata; é mais justo assim.

Mas em outros casos, deixamos a regra de lado para dar lugar a algo mais lógico e que ofereça maior orientação ao leitor das nossas legendas. O pronome “lhe” não se usa mais tanto, mas o problema não é só esse. Esse pronome causa muita ambiguidade de leitura. “Eu lhe amo”. Você ou ele? Ah, não dá. O Pasquale que nos perdoe, mas vamos ter que misturar as estações! Mesmo sem aplicar o tu como pronome do caso reto, usamos sim o “te” nas nossas legendas para designar segunda pessoa no caso oblíquo. Não é porque falamos assim, é porque, mais uma vez, todos vão entender.

Resolvidos os impasses gramaticais, que são muitos, pude me concentrar nos verdadeiros desafios, nos meus crisis points, e usar minha criatividade de forma mais fértil. No final das contas, a gramática não deve subir a um patamar mais elevado do que aquele que deve ocupar: o de uma ferramenta que nos ajuda e não algo a ser venerado e seguido a qualquer custo, seja na sua forma escrita ou falada.

***

Por fim, talvez o que tenha feito a maior diferença na minha prática tradutória foi adquirir mais confiança nas minha ideias. Para superar um crisis point, além de criatividade, é preciso muita coragem também. Superar um crisis point muitas vezes significa escrever algo na legenda que fará com que a mesma se destaque, tirando o tradutor da sua invisibilidade. O conceito do tradutor invisível é muito valorizado, diz-se que a boa legenda é aquela que nem se percebe. Dentro dessa lógica, é comum que tradutores de diálogos lavem duas mãos diante de piadas, trocadilhos e elementos monoculturais através de desambiguação ou até omissão. Acredito que a maior causa disso seja o medo de ser ridicularizado, de que o que se escreve seja notado pelos espectadores de forma negativa.

Fica aqui a minha recomendação: dê uma chance para as suas soluções, mesmo que pareçam ridículas, exageradas ou fora de lugar. Antes de descartá-las totalmente, dê a si mesmo a oportunidade de vê-las escritas na tela do seu computador, analisá-las de uma certa distância. Se não arranjar nada melhor, deixe lá, não apague. Quem sabe amanhã você não volta e descobre que já se acostumou com o que escreveu? Pouco a pouco, você percebe que é capaz de arranjar saídas para os seus crisis points. Afinal de contas, a tradução é sim um trabalho de autoria.

20140924_192737

PS: Agradecimento especial a Donny Correia e a CGA pelo convite e a oportunidade de novas reflexões. Leitores, não deixem de acompanhar a programação da Casa.

http://www.casaguilhermedealmeida.org.br/

4.936 respostas para “A Casa Guilherme de Almeida e a Legendagem”

  1. Hі there to aⅼl, the contеnts existing аt
    this website are actually awesome fⲟr people
    experience, ᴡell, keеp ᥙp the nice work fellows.

    Feel free to visit mу page :: v9bet

  2. If you are going for most excellent contents like I do, simply pay a quick visit this web site all the time quest bars for
    (t.co) the reason that it gives quality
    contents, thanks

  3. Fantastic goods from you, man. I’ve remember your
    stuff prior to and you’re just too fantastic. I really like what you’ve received right here, certainly
    like what you are stating and the best way in which you say it.
    You are making it enjoyable and you continue to care for
    to stay it smart. I cant wait to learn much more from you.
    This is actually a great website.

    Here is my blog soffor

  4. Great site you have here but I was curious
    if you knew of any discussion boards that cover the same topics talked
    about in this article? I’d really like to be a part of online community where I can get opinions from other experienced people that share the same
    interest. If you have any suggestions, please let me know.
    Many thanks!

    Look into my webpage – สูตรบาคาร่า

  5. Hi! This post could not be written any better! Reading through this post reminds me of
    my good old room mate! He always kept talking about this.
    I will forward this write-up to him. Fairly certain he will have a good read.
    Many thanks for sharing!

    My webpage – #wordpress design Melbourne

  6. If you are going ffor finest contents like me, just go to see this web site every day because
    it offesrs feature contents, thanks

    Feel free to surf to my web-site … title loans,
    Heriberto,

  7. Great goods from you, man. I’ve understand your stuff previous to and you’re
    just extremely great. I really like what you have acquired here,
    really like what you’re saying and the way in which you say it.
    You make it entertaining and you still take care of to keep it sensible.
    I cant wait to read far more from you. This is really a tremendous site.

    Here is my blog: สูตรบาคาร่า

  8. After I initially commented I appear to have clicked the -Notify me when new comments are
    added- checkbox and now whenever a comment is added I receive four emails with the exact same comment.
    There has to be a way you are able to remove me from that service?
    Thanks a lot!

    Feel free to visit my web blog: สูตรบาคาร่า

  9. Hi there! This post could not be written any better! Reading through this post reminds me of my previous roommate!
    He continually kept talking about this. I’ll forward this post to him.
    Fairly certain he’s going to have a very good
    read. Thanks for sharing!

    Stop by my blog post iphone teardown

  10. We’re a group of volunteers and opening a new scheme in our community.

    Your site provided us with valuable information to work on. You’ve done
    a formidable job and our whole community will be thankful to you.

    My web blog :: live couple sex

  11. I’m really impressed along with your writing abilities
    and also with the structure in your blog. Is that this a paid topic or did you customize it yourself?
    Either way stay up the nice quality writing, it’s rare to see a nice blog like this one nowadays..

    Also visit my blog post; สูตรบาคาร่า

  12. You actually make it appear so easy together with
    your presentation but I find this matter to be really one thing that
    I believe I’d never understand. It sort of feels too complex and extremely extensive for me.
    I am taking a look ahead to your subsequent post, I will attempt to get the hold of
    it!

    Review my website sofa

  13. This post provides clear idea designed for the new viewers of blogging,
    that really how to do blogging.

    Feel free to visit my homepage; and quest bars (t.co)

  14. I have been browsing on-line greater than three hours today, but I by no means discovered
    any interesting article like yours. It is beautiful worth sufficient for me.

    Personally, if all webmasters and bloggers made
    just right content as you probably did, the net can be a lot more helpful than ever before.

    Also visit my web blog :: apprendre l anglais à lyon

  15. В нашем распоряжении немало инструментов, используем парсеры-специализированные компьютерные
    программы для накопления информации и преобразования их в структурализованный формат,
    в основном работают с видами текстовой и графической информации.

    My site – сайт парсер

  16. Hi there just wanted to give you a quick heads up.
    The words in your article seem to be running
    off the screen in Firefox. I’m not sure if this is a format issue or something to do
    with web browser compatibility but I thought I’d post to let you know.
    The design look great though! Hope you get the problem solved soon. Kudos

    Here is my homepage: m.fun88

  17. Hi there would you mind stating which blog platform you’re working with?
    I’m looking to start my own blog soon but I’m having
    a hard time making a decision between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal.

    The reason I ask is because your design seems different then most blogs and I’m looking for something completely unique.
    P.S My apologies for getting off-topic but I had to ask!

    Here is my webpage: flos snoopy rea (sites.google.com)

  18. Since you are aware of the title of IPTV,
    You can utilize a search engine including Google, DuckDuckGo,
    or Bing to discover the Formal Web-sites of these IPTV companies.

    FireStickTricks.com won’t verify the legality of each and every application/provider in all areas.
    Do your due diligence if you utilize any from the unverified
    applications/providers, and stream only content that
    is obtainable in the public area. The end-consumer shall be only responsible for
    the media accessed. 

    Many thanks on your opinions How would you go about finding it?
    By way of a reseller? I noticed someone on twitter
    calling them self ruyaprovider, but not sure if
    that is legit or not?

    So per as the thing is the class list, you may fully grasp what
    type of IPTV it’s. Mother uk iptv
    is often the only option For each and every group of men and women. Each
    and every phase of individuals will adore it for The variability of
    content which starts from Little ones to Oldest.

    We offer The most affordable IPTV subscription designs. Also, we
    offer the facility of the 24-hour extended free of charge trial so that you get
    to find out more about what you’re about to subscribe to.

    The substantial-velocity knowledge transfer will increase
    the wanted bandwidth to the viewer, not less than 2 Mbit/s is required to use web-centered programs on the pc.

    Most IPTV companies provide an in depth installation tutorial on their own Internet websites to make use of the assistance amongst all the supported gadgets.

    An IP-dependent platform also permits considerable prospects to help make the Tv set viewing working experience far more
    interactive and personalised.

    This web page includes affiliate one-way links exactly where TROYPOINT could receive
    a Fee at no added cost to you. Many times, you might acquire
    a reduction a result of the Specific preparations designed for our
    guests.

    As of the crafting of this information, all apps listed below are presently working and available for use.

    VUit is a absolutely free Stay TV application that provides
    neighborhood information protection from about two hundred stations across
    the country. That is a live streaming app that solves the trouble of finding regional channels.

    Interactive portal: permits the user to navigate in just the various IPTV companies, including the VOD catalogue.

    In some cases most channels do buffer for 1 or two times although the Channel record really should turn into in much less portions.

    EPG: Digital plan guideline. This really is an electronic listing of forthcoming/past demonstrates laid out in a pleasant graphical interface.

  19. Its like you read my mind! You appear to know a lot about
    this, like you wrote the book in it or something.
    I think that you could do with some pics to drive the message
    home a bit, but other than that, this is wonderful
    blog. A fantastic read. I’ll certainly be back.

    Feel free to visit my webpage; cocaine vs crack sentencing

  20. This design is steller! You definitely know how to keep
    a reader entertained. Between your wit and your videos, I
    was almost moved to start my own blog (well, almost…HaHa!) Fantastic job.

    I really loved what you had to say, and more
    than that, how you presented it. Too cool!

    Check out my website; iptv uk

  21. You really make it appear really easy with your presentation however I in finding this topic
    to be actually one thing that I believe I would never understand.
    It seems too complicated and very huge for me.
    I’m having a look forward on your subsequent submit, I’ll attempt to get
    the hold of it!

    Here is my homepage https://25sch.ru/

  22. Great post. I was checking constantly this blog and I
    am impressed! Extremely useful information specifically the
    last part 🙂 I care for such info much. I was seeking this certain info for a very long time.
    Thank you and good luck.

    Feel free to visit my blog post :: #wordpress

  23. Hey there! I simply would like to offer you a big thumbs up
    for your great information you have got right here on this
    post. I’ll be returning to your site for more soon.

    Here is my site: Doreen

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.