Gestão de crise para autônomos e microempresas

Caros profissionais pandêmicos deste Brasil,

Mês passado, realizamos uma live com a consultora financeira Tatiana Sobral, da Hábito Conceito, para entender melhor que ações podemos tomar frente à crise que estamos vivendo. Essas ações são especialmente voltadas para as pequenas e microempresas e os trabalhadores autônomos, que dispõem de menos recursos para gerir uma crise inesperada.

Temos acompanhado a retomada de algumas atividades comerciais no Brasil, porém sabemos que a pandemia não tem data para acabar e é perfeitamente cabível que tenhamos que voltar a um regime de isolamento mais rígido. Pensando nisso, fizemos um recap dos três principais pontos conversados na live. A ideia aqui é que estejamos cada vez mais conectados com nossos próprios negócios, de forma que abalos externos possam até nos desestabilizar, mas não façam nossa casa ruir.

***

1) Esteja no controle das suas finanças

Se você, enquanto empresa ou autônomo, ainda não sabe tim-tim por tim-tim do que é gasto na sua atividade profissional, fazer esse controle é a tarefa mais urgente que você tem pela frente. Carregar um negócio através de uma crise requer um conhecimento minucioso de como o dinheiro ganho é aplicado, pois só assim será possível saber o que cortar e em que continuar investindo. Um erro comum é pensar que sem um sistema de controle financeiro sofisticado não é possível nem começar a se organizar financeiramente. Mas a verdade é que o controle financeiro é um hábito a ser adquirido mais do que uma habilidade. Pode ser que, lá na frente, apps e planilhas mais complexas passem a fazer mais sentido. Contudo, iniciar esse processo envolve meramente anotar (com papel e caneta mesmo) todas as entradas e saídas de dinheiro!

Nossa resistência em começar do modo mais simples tem mais a ver com nosso medo de confrontar os dados, pois os dados nunca mentem. Mas só nos inteirando da realidade poderemos promover mudanças.

2) Utilize o tempo ocioso para reescrever o futuro

Está cheio de gente por aí esperando as coisas voltarem ao normal, não é mesmo? Nós aqui da LBM, não. É um conforto pensar que uma hora tudo isso vai acabar, claro, mas é uma doce ilusão acreditar que após a pandemia tudo voltará a ser como era antes. Estamos vivendo um período de exceção prolongado, em que as pessoas estão tendo que se reinventar para sobreviverem e, mais, para serem felizes. As empresas e profissionais não são diferentes! Adentramos um momento de revisão de mentalidade e estilo de vida que terá impactos duradouros.

Este meme é do futuro. Você ainda não consegue entender.

Sendo assim, agora é a hora de rever como sua empresa funciona e se isso ainda faz sentido no contexto que está se formando. Estamos falando de economia criativa, transformação digital e negócio com propósito. Tudo o que acontece dentro de um negócio – pessoas, operações, processos, ferramentas – pode e deve ser reavaliado. Fazer isso na loucura do dia a dia pode ser bastante desafiador. Mas se a sua empresa está enfrentando uma baixa na entrada de trabalhos, essa é a oportunidade perfeita para utilizar o tempo livre para investir estrategicamente no seu negócio.

3) Planeje, mas também viva o momento presente

Esse é um momento de alta expectativa, e o tempo gasto com planejamento financeiro e estratégico pode elevar essa energia ansiosa em relação ao que vem pela frente. Por isso, para balancear todas as medidas tomadas para a retomada, é legal que a sua empresa se mantenha no aqui e agora.

Dormir é legal, mas vocês já tiveram uma ideia de negócios incrível?

Você foi logo pensando em toda a sua equipe fazendo meditação mindfulness no Zoom para manter o zen, né? Meditação é mara, mas no contexto dos negócios, se manter presente é estar atento às oportunidades geradas pela própria crise e como você pode adaptar suas atividades para manter o funcionamento. Que novas parcerias podem ser estabelecidas de imediato? Quais novos produtos e serviços podem ser oferecidos enquanto estamos isolados? Tem muita coisa que deixamos passar quando estamos constantemente preocupados. Olhar o presente com entusiasmo é o que fará com que você consiga pensar fora da caixa.

Além disso, é legal lembrar que estamos todos no mesmo barco. Isso significa que, neste momento, dividimos com clientes e consumidores uma experiência única de experimentação. Ninguém espera que você seja perfeito, então é um ótimo momento para ousar!

***

Essas são as ações que estamos aplicando aqui na LBM, com a ajuda da Hábito Conceito, e que estão ao alcance de qualquer empresa ou profissional. Estamos aqui para ajudar! Então, se você quiser saber mais sobre gestão de crise, deixe seu comentário e vamos conversar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.