Refúgios Produtivos Guest post

Car@s leitor@s,

De autônomo para autônomo, pode me confessar: às vezes, você precisa sair de casa para trabalhar. Encontrar-se num ambiente que não é o de sempre, tomar um café diferentão ou simplesmente aquele que você tanto gosta, estar em meio a pessoas que não fazem parte da sua rotina. Pensando nessa necessidade, e para tornar essa experiência a melhor possível, nossa convidada Vanessa Bocchi escreveu um post MA-RA sobre os melhores cafés para se trabalhar em São Paulo, com foco na zona oeste e centro. Coisa mais linda saber onde há tomadas nesta metrópole 

Se você não é de Sumpaulo, não fique triste. Estamos buscando parceiros para para fazer outras edições regionais do post. Se você manja dos paranauês, escreva pra gente em ola@littlebrownmouse.com.br.

Avante!

***

Já ouvi de amigos várias vezes a pergunta “você gosta mesmo de café, não?” quando aviso que quero ir logo mais a alguma cafeteria. Sim, gosto muito de café, mas cafeterias hoje representam muito mais do que uma pausa para um cafezinho depois do almoço. Com cardápio rico em variedade de bebidas e comidinhas, ambientes bem planejados, aconchegantes e tech-friendly, os cafés paulistanos estão se revelando cada vez mais como verdadeiros espaços que suprem as necessidades tanto daqueles que querem se reunir para um bate-papo com outras pessoas, quanto para quem necessita destinar um tempo sozinho para focar no trabalho ou em projetos pessoais.

Pensando nesse segundo grupo, as cafeterias da cidade estão se adaptando gradativamente para oferecer a melhor estrutura necessária para transformar seus espaços em verdadeiros refúgios produtivos para aqueles que trabalham por conta própria, já que às vezes ficar em casa não é uma opção (alguém mais sofre com esse monstrinho chamado procrastinação?). Algumas cafeterias mudaram até a forma de cobrar por um café, cobrando agora pelo tempo de permanência, como é o caso da Lemni (mais sobre ela daqui a pouquinho).

Por mais que estejamos presenciando nos últimos anos uma efervescência no mercado de cafeterias na capital paulista, não são todas que atendem a um requisito mínimo para oferecer essa estrutura aos clientes. Por incrível que pareça, um wi-fi que funcione bem e até algo simples como presença de tomadas podem ser itens que não encontramos com facilidade em todas elas.

Por isso que ao longo dos últimos anos fui colecionando cafeterias que preenchem todos os requisitos básicos para se tornarem um espaço ideal de concentração fora de casa: conforto, wi-fi, tomadas, boa trilha sonora e sensação de tranquilidade não importando o número de pessoas que a frequentam.

Então divido abaixo com vocês meu top 10 de cafeterias paulistanas perfeitas para sentar com seu computador e deixar a produtividade fluir, sem ordem de preferência:

 

UM Coffee Co. (Bom Retiro)

foto 01

Como não amar um lugar que serve o café em xícaras de diversos tamanhos e cores?

Com ambiente clean e bem iluminado, a unidade do Bom Retiro da UM Coffee Co. conta com uma equipe bem preparada para te atender e te deixar à vontade.

📍R. Júlio Conceição, 553 – Bom Retiro, São Paulo

 

Béni Café

Foto 02

Não deixe os inúmeros sabores de bolos e tortas fazerem você perder o foco.

Também localizada no Bom Retiro, essa espaçosa cafeteria oferece uma decoração que proporciona um aspecto bonito e aconchegante. A impressão que temos é de estar num espaço com vários ambientes diferentes (o cantinho do sofá com objetos vintage é o meu favorito).

📍 R. Lubavitch, 79 – Bom Retiro, São Paulo – SP

 

Sofá Café (Atrium)

foto 03

Vista e local com aquela carinha de Pinterest (com direito até à espelho d’água).

Com outras unidades em São Paulo, a unidade Atrium do Sofá Café é a que possui o ambiente mais limpo e adaptado para computadores. Sua área externa oferece um ótimo local para trabalhar, com diversas tomadas, iluminação através de lâmpadas que dão um toque charmoso na sacada, com vista para a rua Artur de Azevedo.

📍 R. Artur de Azevedo, 514 – Pinheiros, São Paulo – SP

 

Latte’liê

foto 04

Na lousa, letreiros como “Coffee To The Future” e “Jurassic Coffee” deixam qualquer movie nerd em êxtase.

Localizado na Vila Pompeia, essa simpática cafeteria é a escolha perfeita para trabalhar ou estudar pela região, proporcionando um lugar pequeno e tranquilo para permanecer por bastante tempo. Sua decoração brinca com nomes da cultura pop e sua equipe está pronta para te oferecer um excelente atendimento.

📍 Rua Cotoxó, 569 – Perdizes, São Paulo – SP

 

Cafelito (Pinheiros)

foto 05

Geladeira com diversas opções de take-out food e uma hortinha super simpática também fazem parte do ambiente.

Com um deck invejável (ao sábados passarão a acontecer sessões de jazz à tarde, fica a dica de passeio!), o Cafelito da rua Francisco Leitão oferece diversos ambientes tanto para quem quer tomar um café reforçado ou almoçar, quanto para quem precisa realizar uma reunião de negócios.

📍 R. Francisco Leitão, 266 – Pinheiros, São Paulo – SP

 

Casinha Bistrô & Café

foto 06

Procurando decoração fofa, francesinha com pitada carioca da hostess? Então achou.

Lugar mais charmoso e acolhedor de São Paulo. Comandado pela querida Simone, ela diz que seu propósito é ser realmente isso: ter um lugar para receber pessoas e suas histórias. Sempre com alguma temática interessante (na semana de aniversário da Marilyn Monroe, ela espalhou fotos da atriz pelo espaço), ela também possui uma decoração de dar inveja a muitas casas por aí. Passe lá, fique à vontade, bata um papo com ela enquanto prova sua torrada de queijo com banana que beira a divindade.

📍 R. Sebastião Velho, 144 – Pinheiros, São Paulo – SP

 

Isso É Café (Beco do Batman e Mirante 9 de Julho)

foto 07

No Mirante, tem dias em que você pode emendar o trabalho com um happy hour ao som dos melhores DJs ou até com uma sessão de cinema ao ar livre. Precisa de mais?

Neste item, vou roubar no jogo e indicar as duas unidades do Isso É Café, ambas incríveis de maneiras diferentes. A vista do Mirante é um espetáculo à parte, enquanto o ambiente intimista da filial do Beco do Batman (que funciona junto ao um coworking) oferece todos os recursos para uma tarde produtiva ao redor dos grafites do beco.

Mirante 9 de Julho

📍  R. Carlos Comenale, s/n – Bela Vista, São Paulo – SP

Beco do Batman

📍  Travessa Alonso, 15 – Vila Madalena, São Paulo – SP

 

HM Food Café

foto 08

Tenha autocontrole e não acabe com toda a deliciosa água saborizada do balcão.

Com um ambiente moderno e minimalista, no HM Food Café você consegue trabalhar enquanto prova algum item do seu cardápio mais do que elogiado pelos frequentadores – a tostada de abacate é famosíssima – e lê a última edição do MECA Jornal.

📍  R. Ferreira de Araújo, 1056 – Pinheiros, São Paulo – SP

 

Cupping

foto 09

Mapas e explicações sobre o mundo cafeeiro nas paredes farão você sair do Cupping praticamente um expert em cafés.

Ir ao Cupping é garantia de que você encontrará tranquilidade, um bom wi-fi e (infinitas) tomadas para ficar à vontade enquanto toma uma das opções de café coado (aproveite o entusiasmo dos baristas que explicam com detalhes as diferenças entre todos os métodos).

📍  R. Wisard, 171 – Vila Madalena, São Paulo – SP

 

Veganeria Stuzzi

foto 10

Trabalhe duro e se presenteie com um sorvete da Stuzzi ao final da visita.

Lindo espaço na charmosa rua Harmonia, de frente para uma revistaria – o que dá um toque a mais a todo o charme. Diversas opções de comida e sobremesas veganas com uma trilha sonora que combina com o charme do lugar.

📍  Rua Harmonia, 506 – Sumarezinho, São Paulo – SP

 

Menção Honrosa: Lemni

foto 11

Saudade Lemni Pinheiros <3

Como Pinheirense (pessoa privilegiada que mora no bairro de Pinheiros), sofri ao saber que o Lemni estava de mudança para a Santa Cecília. Além de ter um espaço incrível, o sistema de pagar pelo tempo e se servir à vontade com as opções do dia no balcão é perfeito para quem passa horas com o computador ou em reuniões por lá. Ainda não conheço o novo Lemni, mas corrigirei isso assim que possível 😉

Novo endereço:

📍  Rua General Jardim, 43 – Vila Buarque, São Paulo – SP

 

Arte das fotos por Ivan M. Franco.

***

Sobre a autora:

nessa

Vanessa Bocchi é formada em Rádio e Televisão pela Faculdade Cásper Líbero, onde desenvolveu e praticou sua paixão pelo Cinema através da escrita de roteiros e produção de curtas-metragens. Hoje atua como publicitária, adora um bom café coado na Hario e divide seu tempo de lazer entre o eixo Pinheiros (SP) – Ipanema (RJ).


Tradutora e revisora de legendas para cinema há dez anos. Leitora de livros, Piauí, The New Yorker e todo tipo de porcaria da internet, mas sobretudo de legendas. Viajante (em todos os sentidos). Sócia-fundadora da LBM, seu projeto de vida, com o maior orgulho do mundo.

Deixe uma resposta